Barcas de Niterói

MBarcas de Niterói
barca de niterói com a ponte rio x niterói ao fundo
O sistema de navegação de Barcas de Niterói para a cidade do Rio de Janeiro existe desde 1853

Em 1977 foi criada a Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (Conerj), pertencente ao Governo do Estado, que passou a operar todo o sistema de transporte aquaviário do estado do Rio de Janeiro.

Em 1998 um consórcio de empresas privadas assumiu o controle acionário da Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (Conerj), sob regime de concessão, dando origem à Barcas S/A.

Recuperação das Barcas

A frota herdada era composta por embarcações tradicionais. Foram feitos investimentos na melhoria do serviço e na reforma de 8 embarcações. No início da concessão somente as linhas Rio – Paquetá, Rio - Ribeira e Rio – Niterói estavam em atividade.

Em 1999, cerca de 70% da frota passou por revisões e reformas, e a operação na linha Rio – Niterói passou a contar com 8 embarcações ao invés das 3, em operação no período da concessão.

Em 2000, dando continuidade às reformas e reestruturação da empresa, um novo terminal foi entregue aos passageiros na Praça XV, o que incluiu a restauração completa do prédio histórico, além da recuperação das áreas marítimas da estação, pontes, flutuantes e estacas.

Em 2001, a Barcas adaptou e destinou uma embarcação para recolher, diariamente, o lixo flutuante nos arredores das pontes de atracação e nas rotas náuticas das embarcações.
MBarcas de Niterói
estação das barcas de Niterói em 1958

A barca "Cata-Lixo", como foi nomeada, recolhia em média 500 kg de lixo por dia e se tornou um projeto ambiental de referência.

O terminal hidroviário de Charitas levou a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e se tornou uma atração turística da cidade de Niterói.

MBarcas de Niterói
foto atual da barca na estação Niterói

Com dois mil metros quadrados e 700 m² de vidro para compor o salão panorâmico de embarque de passageiros, o espaço abriga lojas de conveniência, restaurante, com vista panorâmica da enseada e da Baía de Guanabara.

Um dos destaques de Charitas é o recuo da estação em relação à linha d’água e a construção de um píer sobre estacas com o objetivo de minimizar o impacto ambiental

Processo de Modernização

Em 2005, teve início a integração entre modais na cidade de Niterói. As empresas Ingá, Miramar e 1001 participaram da iniciativa que visa oferecer mais conforto e economia aos passageiros da linha seletiva Rio-Charitas

Com tecnologia e design italiano, as embarcações que possuem dupla proa, eliminaram a necessidade de manobra e reduziram o tempo de viagem na linha Rio - Niterói para 12 minutos.

Com capacidade para 1.300 passageiros (900 sentados e 400 em pé), o catamarã social possui circuito interno de televisão, poltronas acolchoadas e um moderno sistema computadorizado de monitoramento e navegação

A adaptação das estações e embarcações às necessidades de pessoas com deficiência, realizada no mesmo ano, recebeu um prêmio da Prefeitura da cidade de Niterói

MBarcas de Niterói
foto do interior modernizado das barcas

Em 2010 a concessionária "priorizou" investimentos e equipamentos para atender com satisfação os usuários, realizando obras de ampliação nos salões de embarque e na sala da supervisão das estações Praça XV e Niterói.

Finalizou a implantação dos validadores de Riocard, e passou a controlar o acesso dos usuários com direito à gratuidade nas roletas de passe livre em todos os terminais.

Barcas de Niterói
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 392-480 - Cidade Niterói - RJ
Telefone: 0800 721 10 12.



Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 
  Sobre o EncontraNiterói
Fale com EncontraNiterói
Anuncie no EncontraNiterói
Cadastre sua Empresa no EncontraNiterói (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraNiterói | Privacidade EncontraNiterói