Prorrogado prazo para eleitores de Niterói fazerem recadastramento biométrico

quinta-feira, 31 de outubro de 2013


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) prorrogou o prazo de encerramento do recadastramento biométrico de Niterói até o dia 14 de novembro.

A data limite inicial, que estava marcada para hoje (31 de outubro), foi estendida em função do grande número de eleitores que ainda precisa fazer o recadastramento, em torno de 100 mil pessoas. Quem não realizar o procedimento terá o título de eleitor cancelado.

Além de não poder votar nas próximas eleições, ficará impedido de tirar passaporte e CPF, tomar posse em concurso público, obter empréstimos em bancos oficiais, receber remuneração (se for funcionário público) e renovar matrícula em escolas e universidades oficiais.

O TRE-RJ montou quatro postos para atender a população. Além disso, dois ônibus do TRE-RJ permanecerão, até o final do prazo, no Horto do Barreto, Zona Norte de Niterói, para atender eleitores de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Até o momento, 299.665 mil eleitores fizeram o recadastramento, de um total de 378.528 eleitores.

Documentos necessários

Para fazer o recadastramento, o eleitor deverá levar documento de identidade, comprovante de residência atual, título de eleitor e CPF, se possuir. No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão levar também o comprovante de quitação militar. Durante o atendimento, o eleitor será fotografado e terá suas impressões digitais coletadas. O recadastramento é obrigatório inclusive para os eleitores cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Quem deseja transferir o título de eleitor para a cidade ou reside em Niterói e deseja tirar o título pela primeira vez também deve comparecer a um dos postos de atendimento.

Eleitores faltosos

Aqueles que deixaram de votar e justificar a ausência ou faltaram aos trabalhos eleitorais precisam pagar as respectivas multas antes de realizar o recadastramento biométrico. Para tanto, poderão obter a guia de pagamento da multa nos quatro postos de atendimento ou em qualquer uma das 249 zonas eleitorais fluminenses.

Deixe um Comentário